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06Novembro

SEO

O que é SEO

"O significado de SEO é Search Engine Optimization. Em português ele é conhecido como Otimização de Sites, MOB e Otimização para Buscas. O SEO nada mais é do que a otimização de uma página (ou até do site inteiro) para ser melhor compreendido pelas ferramentas de busca. A conseqüência da utilização das técnicas de SEO é o melhor posicionamento de um site em uma página de resultados de uma busca. Por exemplo, ao pesquisar no Google por “Marketing de Busca”, o primeiro resultado é este site. O SEO é uma prática sem garantias, ou seja, nenhuma empresa ou pessoa pode garantir que seu site fique em primeiro em uma busca, pois o único capaz disto seria o próprio site de busca como o Google ou o Yahoo"

Fonte:www.marketingdebusca.com.br

Palavras-Chave

Não adianta muito aparecer em primeiro lugar para uma palavra-chave que ninguém procura, ou que não atingem o seu público-alvo. Ao otimizar seu site, pesquise a fundo quais as palavras-chave que de foto seus potenciais clientes digitariam para contratar os seus serviços ou comprar os seus produtos. Pesquise o que seus concorrentes estão fazendo, utilize ferramentas SEO de pesquisa de palavras-chave, verifique os logs de seu servidor atrás de palavras que já atraem pessoas ao seu site. São essas palavras que devem ser trabalhadas em seu site para o projeto de SEO. Com base nas palavras-chave, definimos a arquitetura do site.

 

Desnsidade de Palavras-Chave

O Google interpreta texto. Não consegue (ainda) interpretar uma imagem para saber do que se trata. Logo, ao redigir conteúdo para um site, é importante que a palavra-chave trabalhada na página seja entendida pelo Google como a mais relevante daquela página. Uma das formas de se conseguir isso é aumentando a densidade da palavra-chave no texto da página. Procure repetir ao menos três vezes a palavra-chave no texto.

 

Negrtio e Italico

O Google procura exibir em seus resultados as páginas mais relevantes às palavra-chave buscadas. Uma das formas deo google identificar a relevância de uma página é a ocorrência de negritos e, até certo ponto, itálicos. Como esses textos aparecem em destaque na página, são um forte indício de que o assunto da página está relacionado ao seu conteúdo. Procure colocar ao menos 1 vez em negrito a palavra-chave trabalhada na página.

 

Quantidade de Palavras-chave por pagina

Até um tempo atrás, considerava-se como número mágico o mínimo de 200 palavras por página, para que o Google considerasse relevante o conteúdo da página. Alguns estudos atuais sugerem que esse número aumentou, mas ao mesmo tempo podemos perceber que várias buscas trazem em primeiro lugar páginas com pouco conteúdo. A nossa recomendação é por 200 a 300 palavras por página, mas só se isso fizer sentido. Se pouco conteúdo fizer sentido para as pessoas, eventualmente o Google também conseguirá interpretar a qualidade de seu conteúdo. Faça uma busca no Google e veja a quantidade de palavras-chave dos primeiros resultados para ter uma ideia da quantidade de palavras-chave ideal para incluir em seu texto.

Fonte:www.seomarketing.com.br

Tags: SEO |
06Novembro

Entenda um pouco mais Web Marketing

O que é Web Marketing

“Web Marketing é o nome dado a um conjunto de ferramentas e estratégias utilizadas através da rede mundial de computadores para promoção, comunicação e comercialização de produtos e serviços. Também pode ser utilizado para a promoção de profissionais e personalidades. Envolve desde o projeto inicial, definição de estratégias, de nichos e públicos alvos, pesquisa de mercado, passando pela administração do relacionamento com internautas, processos de comunicação, geração de valor, e incluindo as etapas de venda e pós-venda, sempre com o objetivo de otimizar e maximizar os resultados.” (Olimpio Araujo Junior, 2009)

Fonte:www.gestordemarketing.com

 

#1 Sites de Busca

Os Sites de busca são de longe a forma mais popular de localização de informações e produtos na Web. Justamente por isso ocupa um lugar de grande destaque entre as estratégias de web marketing.  Pesquisa realizada pelo Forrester Institute entre 8.600 residências com acesso a Web, mostra que quase 60% dos internautas se utiliza dos Sites de busca.  Em segundo lugar vem o e-mail com cerca de 38%.  Sem dúvida, o ponto forte dessa estratégia é o fato que a maior parte dos sites de busca são gratuitos,  embora haja uma tendência muito forte de cobrança por parte dos grandes sites que prestam esse serviço. O Gerenciamento dessa estratégia é bem trabalhoso no início, na fase de montagem e registro do site. Após esse período, o trabalho consiste de acompanhamento da classificação e eventuais atualizações.

 

#2 e-Mail Marketing

As pesquisas de comportamento do usuário, indicam que receber e enviar e-mails é disparado a atividade mais realizada pelos internautas, seguida de longe pela leitura de notícias e diversão.  Isso indica que não dá para imaginar um site bem sucedido que não tenha sistemas e canais de comunicação muito bem arejados com seus visitantes.  Quando se fala em eMail Marketing, as pessoas  pensam  imediatamente em mala-direta eletrônica, não autorizada (spam). Prática que não deve ser seguida  por empresas sérias.  Na verdade,  a grande força do eMail Marketing  é sua agilidade como canal de comunicação com o cliente que autorizou a abertura desse  canal  (opt-in).  A comunicação autorizada possibilita o conhecimento e o melhor atendimento das necessidades do cliente. 

 

#3 Banner,Links Patrocinados

Na economia tradicional, os anúncios são peça fundamental na disputa pelo cliente e as empresas reservam parte expressiva de seus orçamentos em anúncios na TV, Rádio e mídia impressa.   A WEB é um novo canal com características peculiares e um público mais qualificado, o que demanda uma comunicação de mais alto nível. É o que muita gente chama de Soft-Marketing.  A grande novidade são os links patrocinados - anúncios pagos em sites de busca que estão ganhando fatias expressivas dos recursos destinados à publicidade on-line.  É  importante, além da geração de tráfego levar também em consideração o “Mind-share”, ou seja, a presença da marca na mente do consumidor.  Se 100 pessoas clicaram em determinado anúncio, muito provavelmente milhares de pessoas viram a marca.

 

#4 Compra Coletiva

O sistema de divulção através da compra coletiva é a mais nova forma de divulgação da Internet. Trata-se de uma parceria entre o comerciante e o site de compra coletiva para a divulgação de uma oferta com grande taxa de desconto ( geralmente em torno de 60%) . As ofertas duram um período curto de tempo mas o suficiente para trazer uma grande quantidade de novos visitantes para o comércio. O site de compra coletiva cobra cerca de 30% da receita de vendas e o principal retorno do comerciante são os clientes que retornam ao estabelecimento após conhecê-lo.

Fonte:www.e-commerce.org.br

Tags: Web Marketing |
12Abril

Criando conteúdo de qualidade: dicas e conceitos para permanecer bem ranqueado nos mecanismos de busca

Para conseguir permanecer bem ranqueado nos mecanismos de busca, principalmente após as recentes mudança de algoritmos do Google, a regra é “criar conteúdos de qualidade”. Você pode até já estar adotando inúmeras outras estratégias de SEO (Search Engine Optimization), porém se o seu blog ou site não estiver recheado com conteúdos relevantes é uma questão de tempo até que comece a perder tráfego.

E como criar artigos de qualidade do jeito que os mecanismos de busca gostam? Abaixo seguem cinco etapas que você deve seguir para criar artigos com conteúdo de qualidade.

 

Essas dicas são para criação de artigos, mas poderão ser aplicadas em qualquer conteúdo do site.

1. Estudo das Palavras-chave

Toda a estratégia de criação de artigos está em trazer tráfego para o site. O tráfego é gerado quando o artigo contempla uma determinada palavra chave (termo de pesquisa) que é bastante procurada nos mecanismos de busca. Ex.: “Carnaval do Rio” é um termo de pesquisa bastante digitado nas caixas de pesquisa do Google. Os resultados que aparecem logo na primeira página são de sites que trabalharam essa palavra chave/termo de pesquisa em suas páginas.

Portanto, é fundamental saber escolher as palavras-chave corretas para o trabalho de criação de artigos.

Como escolher a palavra-chave correta para criação do artigo?

São dois os fatores que você deve levar em consideração:

  1. Palavras chave que tenham bastante demanda (muita procura no Google);
  2. Palavras que tenham baixa concorrência.

Demanda X Concorrência é o que deve ser analisado para escolher a palavra chave correta.

O Google tem uma ferramenta que permite analisar esses dois fatores e escolher a palavra. É a ferramenta de palavra chave do Google Adwords.

 

2. Planejando o artigo com base na concorrência

Uma vez escolhida a palavra chave, então está na hora de planejar o seu artigo. Entretanto, não podemos criar o artigo da “nossa cabeça”. Temos primeiro que descobrir o que o Google quer ler/saber sobre aquela palavra-chave. Para saber o que o Google quer “escutar” não há nada mais prático do que digitar a própria palavra chave escolhida na caixa de pesquisa do Google e analisar os resultados. Os sites listados nas primeiras posições são seus principais concorrentes.

Analise, entre os sites bem ranqueados para aquela palavra-chave, quais informações eles trazem sobre aquele termo de pesquisa. Dica: vale também pesquisar os blogs que estão sendo bem indexados. No menu de pesquisas do Google, onde estão os links “notícias”, “maps”, etc. também tem um link “Mais”; clique e depois selecione “blogs”.

Em sua análise de artigos da concorrência atente para o que segue:

  1. Quais as informações principais que constam nos artigos;
  2. Se possui muita ou pouca imagem;
  3. Se possui vídeo;
  4. Qual a quantidade média de palavras nesses artigos.

Analisando dez artigos (despreze os sites que não são de conteúdo, como os sites de e-commerce), você vai ter uma boa ideia sobre o que, no mínimo, você deve comentar em seu artigo e como as informações devem estar organizadas.

Digo “no mínimo”, pois você não quer estar empatado com a concorrência. Coloque outras informações complementares, mais fotos, vídeos, etc. O objetivo é ter um conteúdo de qualidade melhor que o da concorrência.

Faça uma lista dos tópicos que você comentará em seu artigo. Você não precisa ficar restrito ao que a concorrência divulga. Caso encontre em suas pesquisas, ou tenha conhecimento, sobre informações relevantes relacionadas ao tema em questão, adicione essas informações em seu artigo.

 

3. Criação do artigo

Agora que você possui os tópicos, comece a redigir. Aqui tem início uma segunda etapa de pesquisas, muito importante, que não pode deixar de ser feita. Essa segunda pesquisa é mais detalhista; “micro”.

Exemplo: Vamos supor que você pesquisou “Carnaval do Rio” e encontrou os seguintes tópicos principais em sua análise da concorrência:

  1. Escolas de samba
  2. Sambódromo
  3. Preço dos ingressos

Vamos analisar o item 2. “sambódromo”. Em sua pesquisa inicial, a palavra “sambódromo” apareceu, digamos, em 90% dos artigos. Ela é, portanto, um tópico que você não poderá deixar de comentar em seu artigo.

Mas talvez, em todos os artigos da concorrência, o tópico “Sambódromo” foi relatado de forma superficial, sem detalhes. Nestas situações, onde o tópico aparece sempre, e a concorrência trabalhou pouco ou de forma superficial, está uma oportunidade para você se diferenciar, fazendo uma segunda pesquisa “micro” no Google sobre o Sambódromo do Rio de Janeiro e trazendo novas informações, de qualidade, para seus leitores.

 

Cuidados a serem considerados em SEO

Nem sempre vale a pena investir nessas palavras superficiais que mencionamos. Se a concorrência toda não o fez, é por que talvez esse tópico não seja tão procurado no Google. Vale analisar a questão Demanda X Concorrência na Ferramenta de palavras-chave do Google e entender até onde vale a pena detalhar o tópico no artigo.

Um erro comum em SEO é detalhar demais um tópico, mais do que o próprio tema principal. Se a palavra chave que você está trabalhando é “Carnaval do Rio” e a palavra “Sambódromo” aparece mais que a principal em seu artigo, então temos um problema. Nessas situações, o Google não vai entender qual palavra-chave você quer priorizar (“Carnaval do Rio” ou “Sambódromo”) e vai dividir a relevância do artigo pelas duas. Traduzindo: nenhuma das duas ranqueará bem nas pesquisas do Google. Nessas situações, crie um segundo artigo que fala sobre o Sambódromo. No primeiro artigo, onde o tema principal é “Carnaval do Rio”, comente rapidamente sobre o Sambódromo e coloque um link neste tópico para o segundo artigo que você criou (sobre o Sambódromo). Desta forma, você também estará dizendo para o Google que a palavra-chave “Sambódromo” está sendo priorizada no segundo artigo.

 

4. Otimização do artigo para SEO

Uma vez redigido o artigo, agora é necessário otimizá-lo para fins de SEO. Aqui vou listar apenas os principais fatores de SEO relacionados à palavra-chave escolhida, porém não vou comentá-los detalhadamente. Seguem:

  1. O título do artigo deve conter a palavra-chave;
  2. A densidade da palavra-chave deve estar entre 2% a 5% ;
  3. Naturalidade do texto (cuidado em repetir de forma artificial as palavras – use termos relacionados, como “Carnaval do Rio” e “Carnaval Carioca”;
  4. Títulos e sub-títulos (headings – são os H1, H2 – são os próprios tópicos que você pesquisou – coloque a palavra chave nos headings);
  5. Qualidade das fotos e tamanho (Uma foto bonita cria um efeito viral em mídias. Ex.: Pinterest);
  6. Direitos autorais (sempre mencionar a fonte – saber pesquisar a fonte);
  7. Fotos com a palavra chave no “alt”;
  8. Vídeos;
  9. Quantidade de palavras (mínimo de 800). Textos com conteúdo de qualidade geralmente são longos!

 

5. Revisão e Publicação

Tão importante quanto criar o artigo é revisá-lo. Infelizmente, a maioria das pessoas não dá a devida importância para essa etapa. É certeza que você encontrará falhas e erros comuns. É só pesquisar pela internet e você encontrará muitos artigos, de blogs até famosos, com erros de português e/ou digitação (está aí mais uma oportunidade para você se diferenciar).

De nada adianta todo o trabalho de criação, horas pesquisando, horas escrevendo, coletando imagens e no final o artigo é publicado e esquecido com erros de digitação e erros de português.

Erros comuns:

  • Erros de português/gramaticais;
  • Palavras digitadas erradas (comum acontecer quando digitamos rápido);
  • Parágrafos fora de ordem (muito comum, pois às vezes esquecemos de reorganizá-los);
  • Parágrafos repetidos;
  • IMPORTANTE: parágrafos copiados exatamente iguais aos da fonte (atenção aos direitos autorais). É comum esquecermos de alterar a redação da fonte para a nossa interpretação dos fatos. Se você quer copiar exatamente igual, não deixe de mencionar a fonte.

Qualidade do artigo

Você precisa ler o artigo como se fosse um usuário/seguidor do blog. Para saber se um usuário gosta do seu artigo, faça as seguintes perguntas para você mesmo:

  1. O conteúdo trata exatamente sobre o que o título do artigo divulga?
  2. Este artigo prendeu minha atenção até o final?
  3. Ele tirou minhas dúvidas ou trouxe informação que me complementou?
  4. Eu compartilharia esse artigo com um amigo ou no facebook/twitter/Google+?
  5. As fotos estão bonitas? Você salvaria esta foto em seu computador ou publicaria em algum mural? (Ex.: Pinterest)
  6. Esse vídeo é interessante?

Siga essas etapas e você criará um artigo de qualidade, do jeito que o Google gosta!

fonte: http://www.imasters.com.br

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