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12Abril

Por que sua empresa precisa de um site?

Todos sabemos o quanto a internet vem crescendo no Brasil nos últimos anos. Milhares de sites são lançados diariamente, assim como muitos terminam também. Sua empresa precisa ter um site por diversos motivos que vamos descrever abaixo.

 

Informações para clientes

O site apresenta 24 horas por dia as informações que seus clientes buscam. Ter um site explicativo, com o conteúdo bem apresentável é uma boa forma de atrair clientes. O conteúdo do site deve por obrigação trazer informações claras e sucintas. As pessoas não podem se perder ao estarem lendo o que você apresenta. Então seja breve e trabalhe bem cada frase para facilitar a absorção de informações.

 

Passar confiança

O site vai trazer confiabilidade para seu cliente. Deixando o telefone de contato e informações sobre a empresa passa confiança para seu cliente. Um site organizado, fácil de usar também ajuda na confiança. E nada melhor que o cliente confiar na sua empresa para ter certeza que pode contar com vocês quando precisarem.

 

Clientes novos

Já imaginou que você pode vender para todo o país, ou melhor, para todo o mundo através da internet? Pois bem, seu site fica disponível para ser acessado pelo mundo todo. Potenciais clientes podem estar buscando por serviços e produtos que você oferece por todos os cantos, se você conseguir clientes novos pelo site já estará pagando seu investimento.

 

Tenho um pequeno negócio, também preciso de site?

Claro. Ter um site não tem influência com o tamanho da empresa. Hoje é fundamental que clientes possam ter uma forma de contato e uma forma de achar informações úteis sobre seus serviços, produtos e até sobre sua empresa.

 

Por que é importante que o site seja feito por profissionais?

Cuidado com a escolha do “sobrinho”. Ajudar a família é bom, mas pode não ser o melhor para a empresa. “Meu sobrinho sabe fazer site e vai fazer de graça”. O site é a identidade da empresa na Internet. É importante que o responsável na empresa pelo site verifique se o “sobrinho” tem realmente condições de atender suas expectativas. A economia de agora pode custar reformulação de site e apresentação ruim da empresa diante de centenas de visitantes na Internet.

fonte: www.oficinadanet.com.br

11Abril

As grandes expectativas no comércio eletrônico nacional

O comércio eletrônico brasileiro segue em expansão. As projeções recém-divulgadas pela consultoria italiana Translated de que o Brasil será o 4º maior e-commerce mundial em 2016, atingindo um faturamento de cerca de R$ 45 bilhões, têm animado investidores de todo o mundo. Ao folhear algumas das publicações voltadas para negócios e gestão, é cada vez mais comum encontrar histórias de quem largou tudo no exterior para investir no e-commerce brasileiro. E razões para isso não faltam.

De acordo com pesquisa do e-bit em parceria com o Buscapé, em 2012 as vendas online somaram R$ 22,5 bilhões, o que representa um aumento de R$ 18,1 bilhões em comparação aos R$ 4,4 bilhões registrados em 2006. O impressionante crescimento de 511% ao longo de sete anos pode ser considerado reflexo do poder do setor e de tudo o que ainda vem por aí. A estimativa também dá conta de que atualmente, somos 42 milhões de shoppers, mais que o dobro dos 80 milhões de brasileiros com mais de 18 anos conectados à internet 

Mas este cenário não foi construído do dia para a noite. O longo caminho percorrido por empresas para adquirir credibilidade passou pelo processo de se comunicar bem, entregar o que promete e cumprir prazos. A logística persiste desafiando os empreendedores, que não dependem apenas de ações internas e sofrem com obstáculos como estradas em estado lastimável, problemas com fornecedores e defasagem de catálogo. 

Da mesma forma, aqueles que estão envolvidos na cadeia aguardam incentivos do governo no que lhe cabe, ao mesmo tempo em que dedicam-se a descobrir soluções para otimizar os gargalos entre os fornecedores. Todavia, as perspectivas realmente animadoras estão contribuindo para que as estratégias em comunicação e o investimento nesta área também se desenvolvam.


Quem tem boca vai... ao Brasil

Neste sentido, tenho escrito aqui, há algum tempo, que um mix de comunicação é o caminho mais eficiente. Porém, o monitoramento de resultados fornecidos por estratégias como o e-mail marketing ainda se mostra a ação com maior sucesso.

Testes como A/B, relatórios, acompanhamento de abandono de carrinho, entre outros feedbacks, auxiliam a direcionar esforços e a desenvolver campanhas mais adequadas e direcionadas a cada perfil. 

Podemos citar como tendência o investimento em dois grupos bastante específicos para os próximos anos: os jovens que ainda não fazem parte do mercado de trabalho e costumam fazer suas compras em lojas físicas, e os usuários com idade acima de 50 anos, que estão se familiarizando com a prática. 

Um dado curioso, por fim, está no tipo de produto que vêm sendo consumido. Até 2006, os livros, CDs e DVDs eram os campeões de vendas. Nos últimos anos, os eletrodomésticos e eletroeletrônicos assumiram o topo do pódio e as categorias de moda e acessórios que eram pouco expressivas, figurando abaixo da vigésima quinta colocação, subiram para a segunda posição, podendo chegar ao primeiro lugar em datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Outra meta para quem deseja investir está na aplicação de formas de abordagem cada vez mais específicas, com foco na classe C, que também está aprendendo a utilizar o e-commerce. Metade dos consumidores virtuais pertence à nova classe média, com renda familiar de R$ 3.000,00 por mês. 

Em geral, o público está mais exigente em função da experiência adquirida utilizando inclusive as redes sociais para reclamar, buscar informações sobre o produto e consultar preços. 

Resumindo, grandes esperanças e expectativas é o que vivemos agora no comércio virtual nacional. 


Victor Popper - CEO da All In.

Tags: Lojas Virtuais |
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