Página Inicial
Receba as nossas novidades
Trabalhe Conosco
Totalize empresa de criação de sites em curitiba
11Abril

As grandes expectativas no comércio eletrônico nacional

O comércio eletrônico brasileiro segue em expansão. As projeções recém-divulgadas pela consultoria italiana Translated de que o Brasil será o 4º maior e-commerce mundial em 2016, atingindo um faturamento de cerca de R$ 45 bilhões, têm animado investidores de todo o mundo. Ao folhear algumas das publicações voltadas para negócios e gestão, é cada vez mais comum encontrar histórias de quem largou tudo no exterior para investir no e-commerce brasileiro. E razões para isso não faltam.

De acordo com pesquisa do e-bit em parceria com o Buscapé, em 2012 as vendas online somaram R$ 22,5 bilhões, o que representa um aumento de R$ 18,1 bilhões em comparação aos R$ 4,4 bilhões registrados em 2006. O impressionante crescimento de 511% ao longo de sete anos pode ser considerado reflexo do poder do setor e de tudo o que ainda vem por aí. A estimativa também dá conta de que atualmente, somos 42 milhões de shoppers, mais que o dobro dos 80 milhões de brasileiros com mais de 18 anos conectados à internet 

Mas este cenário não foi construído do dia para a noite. O longo caminho percorrido por empresas para adquirir credibilidade passou pelo processo de se comunicar bem, entregar o que promete e cumprir prazos. A logística persiste desafiando os empreendedores, que não dependem apenas de ações internas e sofrem com obstáculos como estradas em estado lastimável, problemas com fornecedores e defasagem de catálogo. 

Da mesma forma, aqueles que estão envolvidos na cadeia aguardam incentivos do governo no que lhe cabe, ao mesmo tempo em que dedicam-se a descobrir soluções para otimizar os gargalos entre os fornecedores. Todavia, as perspectivas realmente animadoras estão contribuindo para que as estratégias em comunicação e o investimento nesta área também se desenvolvam.


Quem tem boca vai... ao Brasil

Neste sentido, tenho escrito aqui, há algum tempo, que um mix de comunicação é o caminho mais eficiente. Porém, o monitoramento de resultados fornecidos por estratégias como o e-mail marketing ainda se mostra a ação com maior sucesso.

Testes como A/B, relatórios, acompanhamento de abandono de carrinho, entre outros feedbacks, auxiliam a direcionar esforços e a desenvolver campanhas mais adequadas e direcionadas a cada perfil. 

Podemos citar como tendência o investimento em dois grupos bastante específicos para os próximos anos: os jovens que ainda não fazem parte do mercado de trabalho e costumam fazer suas compras em lojas físicas, e os usuários com idade acima de 50 anos, que estão se familiarizando com a prática. 

Um dado curioso, por fim, está no tipo de produto que vêm sendo consumido. Até 2006, os livros, CDs e DVDs eram os campeões de vendas. Nos últimos anos, os eletrodomésticos e eletroeletrônicos assumiram o topo do pódio e as categorias de moda e acessórios que eram pouco expressivas, figurando abaixo da vigésima quinta colocação, subiram para a segunda posição, podendo chegar ao primeiro lugar em datas comemorativas como Dia das Mães e Dia dos Namorados.

Outra meta para quem deseja investir está na aplicação de formas de abordagem cada vez mais específicas, com foco na classe C, que também está aprendendo a utilizar o e-commerce. Metade dos consumidores virtuais pertence à nova classe média, com renda familiar de R$ 3.000,00 por mês. 

Em geral, o público está mais exigente em função da experiência adquirida utilizando inclusive as redes sociais para reclamar, buscar informações sobre o produto e consultar preços. 

Resumindo, grandes esperanças e expectativas é o que vivemos agora no comércio virtual nacional. 


Victor Popper - CEO da All In.

Tags: Lojas Virtuais |
Empresa especializada em Criação de sites em curitiba | Criação de Lojas Virtuais em curitiba | Desenvolvimento de web sites | Sistemas | Portais | Hotsites | intranet e extranet.
A Totalize Internet Studio tem como objetivo Desenvolver / criar soluções inteligentes para o sucesso de nossos clientes. Agência de Internet localizada em Curitiba - PR Página Inicial
A Totalize
Serviços
Produtos
Portfólio
Fale Conosco
Solicite um Orçamento
Portfólio - Criação de Sites
Portfólio - Criação de Lojas Virtuais
Portfólio - Intranet e Extranet
Criação de Logomarca
Portfólio - Web Marketing
Totalize Internet Studio - construção de sites em curitiba | criação de Loja Virtual curitiba | criar site curitiba | Criação de sistemas em curitiba.
Rua Travessa Rafael Francisco Greca, 50 Conj. 62 / 63 - Água Verde - Curitiba PR

© Totalize. Todos os direitos reservados. Proibida reprodução total ou parcial.
A Totalize Internet Studio está localizada na rua Travessa Rafael Francisco Greca, 50 Conj. 62 / 63, no bairro Água Verde em Curitiba - Paraná
Brasil
Telefone: (41) 3275-6929. .